quinta-feira, 2 de setembro de 2010

My Purpose!

Como definir a minha motivação em empreender e administrar uma empresa júnior em que não tenho nenhum retorno financeiro? Por que escolhi ser o presidente da InfoMarka? Por que escolhi estar a frente disso tudo? Parece um pouco de loucura!

Eu já passei por alguns estágios, pra ser mais exato foram no total quatro. Uma coisa que andei lendo em um livro, no caso do Max Gehringer, foi sobre uma história de um funcionário contando sobre alguns amigos ou conhecidos que se viam dentro de uma empresa, atados pelo sistema. Algumas empresas passam uma idéia inicial, tanto no processo seletivo, como na apresentação da empresa de uma procura por pessoas criativas, inovadoras, ousadas e etc. Mas na prática o pessoal que se encaixava nesse perfil acabava por muitas vezes esbarrando no sistema "engessado" e não ganhavam espaço para mostrar tudo que sabem e podem fazer, como se suas asas estivessem sendo cortadas. Eu fico imaginando alguém como o Steve Jobs trabalhando numa empresa como essa, será que vai produzir o seu máximo? será que estará satisfeito? Acho que não. Eu passei por algumas situações parecidas com essas dentro das empresas, mas o que mais me incomodava era fazerem isso com outras pessoas. Isso me incomodava profundamente, pois não conseguia ver como uma coisa boa nem para a empresa nem pro funcionário.

Em 2009, eu montei uma equipe juntamente com alguns amigos meus e nos inscrevemos no Desafio Sebrae, mas foi mais com o intuito de aprender do que de chegar tão longe quanto nós fomos. Nós chegamos à semi-final perdendo por muito pouco e competindo com pessoas com mais preparo e que já participaram mais vezes, isso foi muito gratificante, pois aprendemos muito com tudo isso, aprendemos a gerir uma empresa, participar do dia-a-dia de uma empresa, empreender os produtos por ela vendidos e aprender que a competitividade existe! Depois dessa experiência eu vi que poderia muito bem abrir meu próprio negócio, tinha noção de que tinham muitas dificuldades além das que via nesse "jogo", mas coragem não falta para empreender.

Foi quando recebi a proposta de me tornar o presidente da InfoMarka, uma empresa júnior de Ciência da Computação da UFF. O que pensei sobre isso? Achei que seria uma ótima oportunidade para aplicar tudo que aprendi e vivenciei. Eu sinto como se fosse um teste para quando estivermos fora da faculdade, assim estaremos mais preparados para o mercado!
Todos esses motivos me levaram a escolher estar a frente dessa empresa. Vou dar o meu melhor, porque tenho pessoas que confio junto a mim, e espero que todos que venham a entrar tenham como prioridade "vestir a camisa", participar por aprender.

8 comentários:

  1. Muito bom o post Magno. Pode contar comigo para por a InfoMarka pra frente.

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. É isso aí Magnow! Sensacional!!
    Muito bom que você tenha essa iniciativa.
    Daqui a uns 20 ou 30 anos estaremos lendo o blog do cara que se pergunta se o Magno Mathias produziria seu máximo numa empresa "engessada". :)

    []s
    Leonardo Santos

    ResponderExcluir
  3. Boa sorte nessa nova fase namorado!
    q Deus ilumine cada passo!!
    bjo! te amo. =*

    ResponderExcluir
  4. coragem não te falta pro mundo empreendedor! Sucesso, chuchu.
    bjs, Joana Backes

    ResponderExcluir
  5. Muito legal, Magno!! Parabéns !!
    Depois você tem que me dar uma aula sobre como funciona uma empresa junior!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Querido, parabéns pela iniciativa ! Desde pequeno você dá sinais de que voará bem alto. Torço para que tudo em sua vida dê muito certo. Você é especial. Conte comigo sempre que precisar ! Sucesso ! Bj Tia Márcia.

    ResponderExcluir